segunda-feira, 16 de maio de 2011

Seja cisne


- Vó, por que as pessoas sofrem?
- Como é que é???
- Por que as “pessoas grandes” vivem bravas, irritadas, sempre preocupadas com alguma coisa???
- Bem, minha filha, muitas vezes porque elas foram ensinadas a viver assim.

(silêncio)


- Vó…
- Oi…
- Como é que as pessoas podem ser ensinadas a viver mal? Não consigo entender.
- É que elas não percebem que foram ensinadas a ser infelizes, e não conseguem mudar o que as torna assim. Você não está entendendo, não é, meu amor?
- Não, Vovó.
- Você lembra da historinha do Patinho Feio?
- Lembro.
- Então, o Patinho se considerava feio porque era diferente de todo mundo. Isso deixava-o muito infeliz e perturbado, tão infeliz que um dia ele resolveu ir embora viver sozinho. Só que o lago que ele procurou para nadar tinha congelado, e estava muito frio. Quando ele olhou para seu reflexo no lago, percebeu que ele era, na verdade, um maravilhoso cisne. E assim se juntou aos seus iguais e viveu feliz para sempre.

(mais silêncio)

- O que isso tem a ver com a tristeza das pessoas?
- Bem, quando nascemos, somos separados de nossa “natureza-cisne”. Ficamos como patinhos, tentando caber no que os outros dizem que está certo. Então passamos muito tempo tentando virar patos.
- É por isso que as pessoas grandes estão sempre irritadas?
- Isso!!! Viu como você é esperta?
- Então é só a gente perceber que somos cisnes que tudo dá certo?

(engasgou)

- O que foi, vovó???
- Na verdade, minha filha, encontrar o nosso verdadeiro espelho não é tão fácil assim. Você lembra o que o patinho precisava fazer para se enxergar?
- O que ???
- Ele primeiro precisava parar de tentar ser um pato. Isso significa parar de tentar ser quem a gente não é. Depois, ele aceitou ficar um tempo sozinho para se encontrar.
- Por isso ele passou muito frio, não é, vovó?
- Passou frio e ficou sozinho no inverno.
- Por isso que o papai anda tão sozinho e bravo?
- Como é, minha filha?
- Meu pai está sempre bravo, sempre quieto com a música e a televisão dele. Outro dia ele estava chorando no banheiro…

(emudeceu durante algum tempo ... essas crianças!!).

- Vó, o papai é um cisne que pensa que é um pato?
- Todos nós somos, querida.
- Ele vai descobrir quem ele é, de verdade?
- Vai, minha filha, vai. Mas, quando estamos no inverno, não podemos desistir, nem esperar que o espelho venha até nós. Temos que procurar ajuda até encontrarmos.
- E aí viramos cisnes?
- Nós já somos cisnes. Apenas deixamos que o cisne venha para fora, e tenha espaço para viver.

(a menina deu um pulo da cadeira)

- Aonde você vai ?
- Vou contar para o papai o cisne bonito que ele é.

A boa vovó apenas sorriu!!!

M. A. Spinelli.
.

1 comentários:

Unknown disse...

Lindo!!!!! Parabens!!!! Um abraço!!!

Sobre mim

Minha foto
Claudia Mei
É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo. Clarice Lispector
Ver meu perfil completo

Seguidores

Sitemeter

Visualizações de páginas

Tecnologia do Blogger.