segunda-feira, 23 de maio de 2011

Entusiasmo

 
 
Existe uma fórmula para uma vida eficaz e alegre: ter entusiasmo. De acordo com o dicionário, entusiasmo é:
"1. Excitação da alma quando admira excessivamente. 2. Paixão viva; dedicação. 3. Exaltação criadora." (Dicionário Melhoramentos).

Muitas vezes somos formais demais no relacionamento com as pessoas; esquecemos de que a razão de nossas vidas não é buscada de forma sistemática e sim com o entusiasmo que existe em nós. De fato, é necessário que, em tudo o que fizermos, a nossa alma tenha total excitação.

É fácil falarmos um "bom dia" para alguém, mas não para realmente desejar um bom dia. Esse tipo de comunicação parece sugerir mais uma maneira vaga da linguagem em chamar atenção de alguém de forma educada, planejada, sistemática e, no entanto, limitada na convivência. O que dirá, então, de outras expressões, até mais usadas no nosso dia-a-dia, como: "Você está bem?"; "Como vai você?" , "Boa sorte!"

Às vezes também nos deparamos com situações em que, embora expressemos algo com entusiasmo, há aqueles que abortam essa virtude com situações formais e depreciativas. O não reconhecimento a um trabalho entusiástico, por exemplo, não seria o maior destruidor dele?

Uma vez que a "Paixão viva" , "dedicação" e "exaltação criadora" são elementos naturais de uma pessoa entusiasta, então a formalidade, cobrança e pré-julgamentos feitos a ele faz com que estes fatores abortem aquelas virtudes, e tudo fique sem excitação, e tudo fique vago e falso. Estão aí os elementos que sugerem mais uma definição para palavra "hipocrisia".

Talvez, por isso, encontremos a resposta para a existência das muitas atitudes passivas em nosso meio: falta de entusiasmo!

Não há poder criador, desejo de viver, sentimentalismo, eficiência e alegria na pessoa que viver apenas analítica e formalmente. Aliás, isso é viver?!

Não, viver é valorizar com emoção, excitação e paixão cada coisa que faça ou façam por você; é necessário que sejamos um admirador fervoroso e ainda causar admiração por isso.

Estão aí os elementos que definem a palavra "alegria" que nos dará o direito de realmente viver, e viver com vontade!!

Wallas C. Souza.

.

2 comentários:

Ana disse...

Perfeito o que você escreveu.
É a realidade nua e crua. Convencer pessoas que são assim, passa até a ser uma ilusão para elas.
Pessoas assim só acreditam nesta grande verdade quando vivenciam tal situação de onde menos esperam.

LILIKA RIPILIKA disse...

TUDO QUE VOCE ESCREVEU AMIGA TA MUITO CERTO

Sobre mim

Minha foto
Claudia Mei
É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo. Clarice Lispector
Visualizar meu perfil completo

Seguidores

Sitemeter

Visualizações de páginas

Tecnologia do Blogger.