quarta-feira, 6 de julho de 2011
Volver a los 17
Mercedes Sosa nasceu em San Miguel de Tucumán, na província de Tucumán, no noroeste da Argentina em 9 de julho de 1935 e faleceu em Buenos Aires em 4 de outubro de 2009.
Na década de 1960, Mercedes participou do Movimento do Novo Cancioneiro, surgido em Mendoza e centrado na música popular latino-americana, com ênfase no componente social. Além de obter sucesso na Argentina, a artista ganhou palcos pelas Américas e também na Europa.
A temática social e a ligação com a esquerda lhe renderam também dissabores. Em 1979, um show da artista foi invadido pelos militares, durante a ditadura argentina (1976-83). Não apenas ela foi presa, mas inclusive o público presente.
Naquele mesmo ano, Mercedes decidiu se exilar. "La Negra", como também era conhecida devido à ascendência ameríndia (no exterior acreditava-se erroneamente que era devido a seus longos cabelos negros), ficou conhecida como a voz dos "sem voz", voltou à Argentina em 1982, na fase final da ditadura.
Sua preocupação sociopolítica refletia-se no repertório que interpretava, tendo sido uma das grandes expoentes da Nueva Canción, movimento musical com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas, marcado por uma ideologia de rechaço ao imperialismo norte-americano, ao consumismo e às desigualdades sociais.
No vídeo abaixo uma belissima parceria com Milton Nascimento na linda canção de Violeta Parra.
.
.
Marcadores:
músicas e poesias
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre mim
- Claudia Mei
- É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo. Clarice Lispector
Arquivos do blog
-
▼
2011
(304)
-
▼
julho
(26)
- Paciência
- Linguagem
- Fila indiana
- Gratidão
- Acredito
- Viver de verdade
- Harry Potter: A Saga
- Simples assim
- Olhares
- Ser feliz
- Passarinho engaiolado
- O templo real
- Entre príncipes e sapos
- Acima das desilusões
- Momentos
- Adoro voar
- O caminho da vida
- Recomeçar
- Reinventar-se
- Decisões
- Desapego
- Minha criança
- Volver a los 17
- O amor nos tira o sono
- Relógio do coração
- O desejo do amor
-
▼
julho
(26)
Marcadores
- divagações (1)
- apresentação (1)
- crônicas (5)
- divagações (91)
- diversão (3)
- fábulas (3)
- letras mágicas (8)
- meditação (38)
- metáforas (5)
- músicas e poesias (115)
- palavras mágicas (97)
- pensamentos e reflexões (370)
Adoro ler
Seguidores
Sitemeter
Visualizações de páginas
Tecnologia do Blogger.
1 comentários:
Basta olhar no olhar da inocência de uma criança no começo de sua existência; Amor em silêncio....puro e inocente.....Se seguissemos a vida eternamente assim, o mundo seria maravilhoso!
Postar um comentário