quarta-feira, 6 de julho de 2011

Volver a los 17




Mercedes Sosa nasceu em San Miguel de Tucumán, na província de Tucumán, no noroeste da Argentina em 9 de julho de 1935 e faleceu em Buenos Aires em 4 de outubro de 2009.


Na década de 1960, Mercedes participou do Movimento do Novo Cancioneiro, surgido em Mendoza e centrado na música popular latino-americana, com ênfase no componente social. Além de obter sucesso na Argentina, a artista ganhou palcos pelas Américas e também na Europa.


A temática social e a ligação com a esquerda lhe renderam também dissabores. Em 1979, um show da artista foi invadido pelos militares, durante a ditadura argentina (1976-83). Não apenas ela foi presa, mas inclusive o público presente.


Naquele mesmo ano, Mercedes decidiu se exilar. "La Negra", como também era conhecida devido à ascendência ameríndia (no exterior acreditava-se erroneamente que era devido a seus longos cabelos negros), ficou conhecida como a voz dos "sem voz", voltou à Argentina em 1982, na fase final da ditadura.


Sua preocupação sociopolítica refletia-se no repertório que interpretava, tendo sido uma das grandes expoentes da Nueva Canción, movimento musical com raízes africanas, cubanas, andinas e espanholas, marcado por uma ideologia de rechaço ao imperialismo norte-americano, ao consumismo e às desigualdades sociais.


No vídeo abaixo uma belissima parceria com Milton Nascimento na linda canção de Violeta Parra.

.



.

1 comentários:

Magalhães disse...

Basta olhar no olhar da inocência de uma criança no começo de sua existência; Amor em silêncio....puro e inocente.....Se seguissemos a vida eternamente assim, o mundo seria maravilhoso!

Sobre mim

Minha foto
Claudia Mei
É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo. Clarice Lispector
Ver meu perfil completo

Seguidores

Sitemeter

Visualizações de páginas

Tecnologia do Blogger.