quinta-feira, 29 de dezembro de 2011
A vida é curta
Só envelhece quem não morre jovem. Assim mesmo descobre que a vida passa com velocidade e chega o dia em que descobrimos que a vida é curta.
"A vida é curta, quebre regras, perdoe rapidamente, beije demoradamente, ame verdadeiramente, ria incontrolavelmente, e nunca deixe de sorrir, por mais estranho que seja o motivo. A vida não pode ser a festa que esperávamos, mas enquanto estamos aqui, devemos dançar...."
O parágrafo acima eu o li nalgum lugar. Não lembro mais onde ou quem é o seu autor. Encerra tanta verdade e simplicidade que deveria estar indelevelmente impressa no nosso cérebro.
Me faz lembrar um pequeno fato verdadeiro, que conto a seguir.
Muitos anos atrás, quando ainda biologicamente jovem, entrei numa loja de ferragens. O proprietário, um amigo falante e brincalhão, me apresentou o que era uma novidade na época: a trena retrátil.
Até então, o instrumento usual de medição de um construtor era o metro feito de madeira e que era dobrável. A trena de metal se expandia até 3 metros e se recolhia dentro de sua embalagem por ação de uma mola.
O meu amigo se divertia apresentando a novidade de modo criativo. Perguntava, primeiro, se sabíamos qual era a idade média de um brasileiro, que acredito que na ocasião eram 65 anos. Ele então puxava a trena até 65 centímetros.
Mostrando ostensivamente a trena puxada, perguntava então a nossa idade e recolhia aquele tanto. Dizia dramaticamente divertido:
“É isto que ainda te resta viver”.
O resultado desta brincadeira causou em mim profundo impacto, pois creio que foi a primeira vez que tive a consciência de como a vida é curta, apesar que hoje alcançamos um longevidade maior, mas a vida continua curta.
E você, já se deu conta deste fato? E o que está fazendo a respeito? Está rindo mais? Abraçando e beijando mais? Está falando mais com sua criança interior? Está dançando quando pode, ou esperando uma música melhor aparecer?
Viva o momento. Viva a vida verdadeiramente. Dance imaginariamente a canção que está dentro de cada um de nós. A vida é curta.
Curta a vida.
Ricardo Garopaba Blauth.
.
Marcadores:
pensamentos e reflexões
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Sobre mim
- Claudia Mei
- É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo. Clarice Lispector
Arquivos do blog
-
▼
2011
(304)
-
▼
dezembro
(26)
- Tomara...
- Cortar o tempo
- A vida é curta
- Você é
- A borboleta
- Dieta ideal
- Desejos de Natal
- Se bastasse uma canção
- Reflexão de Natal
- Você sabe ou você sente?
- Um conto de Natal
- Natal todo dia
- Aceitação
- O frio que vem de dentro
- Presente de natal
- Exportar ou cancelar?
- Pedaços de amizade
- Trapezistas
- Crise
- Respeito
- Segredos do mar
- Otimismo
- A escola dos bichos
- Olhar
- Mudanças
- Pequenas felicidades
-
▼
dezembro
(26)
Marcadores
- divagações (1)
- apresentação (1)
- crônicas (5)
- divagações (91)
- diversão (3)
- fábulas (3)
- letras mágicas (8)
- meditação (38)
- metáforas (5)
- músicas e poesias (115)
- palavras mágicas (97)
- pensamentos e reflexões (370)
Adoro ler
Seguidores
Sitemeter
Visualizações de páginas
Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário