quinta-feira, 10 de maio de 2012

Máscaras


É bem provável que você não tenha apenas uma, mas várias máscaras.

Só que, ao invés de usá-las em bailes tradicionais, com data, hora e local apropriados, posso apostar que você usa suas máscaras diariamente, em diversas situações.

Não! Não estou lhe acusando de falsidade ou manipulação. Aliás, não estou falando apenas de você, mas de todos nós. Costumamos usar máscaras por diversos motivos.

Mas existe uma razão principal para esta escolha: o medo de sermos inadequados e, consequentemente, não aceitos.

Acontece que, ultimamente, tenho percebido que uma máscara em especial está sendo bastante usada por muitas pessoas. Este uso generalizado parece ter uma intenção muito positiva.

Entretanto, mais do que causar verdadeira alegria em quem a usa e também em quem a vê, estou certa de que tem causado muito mais angústia, vazio e distanciamento do que realmente importa.

É a máscara do "eu sou feliz".

Claro que ser feliz é muito bom e creio que realmente existam muitas pessoas felizes neste mundo. Mas me parece que os motivos são outros.

Deveríamos nos sentir felizes pelo que somos, por nossa família, pelos amigos de longa data, pelo amor que sentimos por algumas pessoas especiais em nossas vidas. Enfim, parece que deveríamos nos sentir gratos por uma felicidade genuína. Pelo simples fato de estarmos vivos, de termos saúde, de conseguirmos superar dificuldades e termos a oportunidade de nos tornar pessoas melhores por conta disso.

No entanto, a máscara do "eu sou feliz" sustenta um sorriso vazio, um copo de chopp na mão, um cigarro na outra e risadas fáceis demais, sem consistência, sem laços de afeto.

Pense nisso!

Autoria desconhecida.

.

0 comentários:

Sobre mim

Minha foto
Claudia Mei
É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo. Clarice Lispector
Ver meu perfil completo

Seguidores

Sitemeter

Visualizações de páginas

Tecnologia do Blogger.