sábado, 22 de janeiro de 2011

Busque um amante



Ei, você aí, dormiu bem essa noite? Não? Teve insônia? Hum ... Está se sentindo apático, pessimista, com crises de choro, ou as mais diversas dores?

A vida, então, está monótona, sem perspectivas? E você que está só trabalhando pra sobreviver e não sabe nem o que fazer com o tempo livre?

Aiii ... são sintomas típicos da depressão.

Pra esse quadro, um terapeuta espanhol vem receitando uma coisa simples, mas que as vezes assusta: um amante!

É, isso causa um certo espanto e até indignação. E pra quem sai da consulta escandalizado, o terapeuta explica (eu adoro essa explicação dele, preste atenção):

Amante é aquilo que nos apaixona. É o que toma conta do nosso pensamento antes de pegarmos no sono e é também aquilo que, às vezes, nos impede de dormir.

O nosso amante é aquilo que nos mantém distraídos em relação ao que acontece à nossa volta. É o que nos mostra o sentido e a motivação da vida.

Às vezes encontramos o nosso amante em nosso parceiro. Outras, em alguém que não é o nosso parceiro, mas que nos desperta as maiores paixões e sensações incríveis...

Também podemos encontrá-lo na pesquisa científica, ou na literatura, na música, na política, no esporte, no trabalho, na espiritualidade, na boa mesa, no estudo, ou no prazer do passatempo predileto...

Enfim, amante é " alguém " ou " algo " que nos faz namorar! Nos faz namorar a vida e nos afasta do triste destino de ... ahhh ... "ir levando".

E o que é "ir levando" ? "Ir levando" é ter medo de viver. É o vigiar a forma como os outros vivem - o vizinho. É o se deixar dominar pela pressão, tomar remédios multicoloridos, afastar-se do que é gratificante, observar, até decepcionado, cada ruga nova que o espelho mostra. É se aborrecer com o calor, ou com o frio, com a umidade, com o sol, ou com a chuva.

"Ir levando" é adiar a possibilidade de desfrutar o hoje, fingindo se contentar com a incerta e frágil ilusão de que talvez possamos realizar algo. Quando? Amanhã? Ah, por favor, não se contente com "ir levando"!.

Procure um amante, ou uma amante, e seja também um amante e um protagonista da sua vida...

Acredite, o trágico não é morrer, afinal, a morte tem boa memória e nunca se esqueceu de ninguém!

O trágico é desistir de viver; por isso, e sem mais delongas, procure hoje mesmo um amante.

A psicologia, após estudar muito sobre o tema, descobriu algo transcendental: "para se estar satisfeito, ativo e sentir-se jovem e feliz, é preciso namorar a Vida. "

Então, ame!

Dr. Jorge Bucay

.

0 comentários:

Sobre mim

Minha foto
Claudia Mei
É curioso como não sei dizer quem sou. Quer dizer, sei-o bem, mas não posso dizer. Sobretudo tenho medo de dizer porque no momento em que tento falar não só não exprimo o que sinto como o que sinto se transforma lentamente no que eu digo. Clarice Lispector
Ver meu perfil completo

Seguidores

Sitemeter

Visualizações de páginas

Tecnologia do Blogger.